RESERVE AGORA!

Uribici Fogo Eterno

URUBICI
A CIDADE MAIS BONITA DA SERRA CATARINENSE

HISTÓRICO

Por marcar a história de várias civilizações, Urubici exibe, até hoje, a passagem de seus primeiros habitantes. São sinais registrados em pedras há pelo menos 40 séculos, comparável às inscrições encontradas em alguns outros pontos do litoral catarinense. Segundo historiadores, o ano de 1711 é data base para Urubici.

Urubici registrava um pinheiral espantoso, um "mar de pinheiros", e em outras regiões, não em todas, alguns banhados, com sumidouros de animais e pessoas não orientadas.

O município era habitado por índios xoclengues quando os primeiros colonizadores de origem europeia, vindos de Tubarão, São Joaquim e Bom Jesus, chegaram na região. Os novos habitantes logo expulsaram os índios, cujos vestígios ainda podem ser encontrados as e inscrições rupestres espalhadas por todo o território. De 1903 a 1911, imigrantes agricultores e madeireiros fixam-se na região.

Em 1924, sabendo da fertilidade no solo do vale do rio Canoas, chegaram, à região, imigrantes italianos, alemães e letões, que tornaram, a agricultura e pecuária, as principais atividades econômicas da região.

Fontes: https://www.urubici.sc.gov.br

Cascata do Avencal

Conheça Urubici

É uma das cachoeiras do município de Urubici, em Santa Catarina, no Planalto Catarinense. O nome Avencal deriva da avenca (um tipo do gênero Adiantum), vegetação comum nesta região. O pequeno rio que forma a cachoeira se chama rio do Funil, sugestivo da grande parede em semicírculo que deu origem a cachoeira. A cachoeira tem 101,4 metros de altura e é de fácil acesso, inclusive de carro. Sua localização é 28.046884S 49.617356W. Fica a 8 km do núcleo urbano de Urubici, via a SC-416 na direção de Vacas Gordas. A entrada da estrada de terra está à 6.3km, medido da igreja matriz. É cobrada uma pequena taxa de entrada.

 

É evidente o contato entre os derrames de lavas, que é a principal característica estrutural da Formação Serra Geral, o maior extravasamento de lavas do planeta.

Cascata do Avencal

Cascata Véu de Noiva

Conheça Urubici

Com 65 metros de queda, a cascata se destaca entre as mais de 80 encontradas no município. Não há queda livre: a água desliza suavemente por grandes rochedos. Quando há maior vazão, a espuma branca faz o visual assemelhar-se ao de um grande véu de noiva - daí o nome pelo qual é conhecida.

Cascata Véu de Noiva

Igreja Matriz

Conheça Urubici

Em estilo gótico, é uma das maiores igrejas do Estado, idealizada pelo padre José Alberto Espíndola, cujos restos mortais estão no interior da igreja. O padre ganhou fama de santo e a população atribui a ele várias graças. Uma curiosidade arquitetônica da igreja é que há três entradas semelhantes à principal.

Inaugurada em 1973, depois de oito anos da pedra fundamental, foi construída graças às doações da comunidade - não só em dinheiro, mas muitas vezes em produtos agrícolas colocados posteriormente à venda.

Igreja Matriz

Inscrições Rupestres

Conheça Urubici

O sítio fica no Morro do Avencal, com acesso no quinto quilômetro da estrada que vai para São Joaquim. São inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4.000 anos, um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. Presume-se que esses povos considerassem sagrado o local das inscrições.

 

Destaca-se a imagem perfeita de um rosto, a "Máscara do Guardião", que deve ser procurada atentamente pelo visitante.

Inscrições Rupestres

Morro do Campestre

Conheça Urubici

O Morro do Campestre, também conhecido como Morro da Cruz, é uma formação de arenito localizada 1380 metros acima do nível do mar, localizada nos altos da Serra do Campestre. Partindo do semáforo no bairro Esquina, são 8 km de estrada de chão pela Rodovia SC-439 (Av. Rodolfo Andermann) em direção ao município de Rio Rufino. Há placas indicando a direção correta.

 

Para subir o morro, é preciso entrar numa propriedade particular. A porteira de muros amarelos fica fechada, mas qualquer um pode abri-la. Na entrada já é possível avistar uma casa, também amarela, onde geralmente tem alguém na parte de fora para receber as pessoas. É preciso pagar uma taxa de R$ 5,00 por visitante para poder seguir adiante e subir o morro.

Morro do Campestre

Pedra Furada

MORRO DA IGREJA

Curiosa escultura natural em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Pode ser visualizada do alto Morro da Igreja, à direita de quem chega ao topo (é preciso estacionar o carro e caminhar cerca de 20 metros em direção à borda do cânion).

Se o dia for límpido, é possível avistar o mar, a mais de 100 km de distância. Mas se houver nuvens o espetáculo também é belo. A Pedra Furada é o ponto de referência da divisa entre três municípios - Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.

Pedra Furada

Serra do Corvo Branco

Conheça Urubici

A lendária estrada que foi a ligação pioneira entre o litoral e a serra continua em atividade. A "garganta" de entrada (a estrada começa no meio de dois paredões de pedra, a 27 km do centro de Urubici) proporciona uma visão impressionante.

Serra do Corvo Branco